Por que o mar é azul ou verde?
Levante um copo de água do mar e parece incolor, mas ponha-se no convés de um navio e o mar vai dar a impressão de que tem cor. Por quê? Para compreender vamos descrever rapidamente o que a água faz com a luz.
A luz branca visível é constituída por um espectro de todas as cores - vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta. Quando olhamos para um objeto e o vemos azul, estamos vendo a cor azul do espectro refletida do objeto. Todas as outras cores são absorvidas e não podem ser vistas.
No caso do mar, a luz vermelha é absorvida assim que rompe pela superfície da água. E a uma profundidade de cerca de 8m praticamente toda a luz vermelha discernível ao olho humano já se desvaneceu; o cilindro vermelho brilhante de um mergulhador, por exemplo, pareceria um marrom escuro opaco. A uma profundidade de 22m um cilindro de ar amarelo parece mais um azul esverdeado, porque a luz amarela discernível foi absorvida pela água. Os raios um pouco mais curtos de luz são quase todos absorvidos por volta dos 30m. Só restam os raios mais curtos: azul, índigo e violeta. Abaixo de 30m ou por aí, toda a luz parece de um azul monocromático. Assim quando o mar é puro e claro, como acontece no oceano aberto, a tonalidade menos absorvida do espectro, o azul, é refletida para nossos olhos.
Penetrando no mar a luz não é apenas refratada e absorvida, é também dispersada, um pouco pelas moléculas de água, mas principalmente pelas partículas de areia, sal e minerais em suspensão. Os raios de luz ricocheteiam de uma para a outra, até que sua energia é consumida. O processo de dispersão limita a distância a que se pode ver, e reduz e atenua a penetração direta da luz do sol. Na água, a 30m de profundidade, não há sombras.
Fonte: sitedecuriosidades.com